Colocar água sanitária na água ajuda a afastar o mosquito da dengue?
Sim. Adicionar 200 ml de água sanitária para cada litro do criadouro. Se a água estiver bem tratada e com a concentração recomendada de cloro, o mosquito não se desenvolve.
É verdade que o mosquito se reproduz mais rápido no calor?
Sim. No calor, o período reprodutivo do mosquito fica mais curto e ele se reproduz com maior velocidade.
Repelentes protegem contra o mosquito da dengue?
Sim, mas a proteção completa só é feita quando os criadouros são eliminados. Além disso, repelentes em spray ou creme precisam ter eficácia contra mosquito Aedes aegypti comprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e serem repassados de acordo com a orientação do fabricante.
Quais as possíveis complicações que a dengue pode causar?
A infecção pelo vírus da dengue causa uma doença de amplo espectro clínico, incluindo desde formas inaparentes até quadros graves, podendo evoluir para o óbito. Entre estes, destaca-se a ocorrência de hepatite, insuficiência hepática, manifestações do sistema nervoso, miocardite, hemorragias graves e choque. Esteja atento aos sinais que podem indicar evolução para um quadro mais grave, tais como dor abdominal (dor na barriga) intensa e contínua; vômitos persistentes; hipotensão postural/ tonturas; sonolência ou agitação; sangramento de mucosa; desconforto respiratório. Se apresentar um destes sinais, procure imediatamente um serviço de saúde.
Fonte: Governo do Estado de São Paulo
Cuide-se! Cuide de sua família e amigos! Elimine água parada.
Cismetro Limeira