Skip to main content

Santa Maria da Serra, cidade consorciada ao Cismetro, completa 63 anos de emancipação política administrativa nesta sexta-feira, dia 27 de outubro. Conhecida como Brinco da Serra por estar localizada na Serra do Itaqueri, a cidade é a Capital Paulista da Farinha de Mandioca e de Mesa.

O local surgiu como pousada de viajantes que iam ao oeste paulista para lavouras de café, por volta de 1867. Naquele ano, Feliciano de Oliveira Dorta, um dos primeiros habitantes, doou terras para a construção de uma capela, chamada de Capela de Santa Maria. Foi transformado em município em 1959.

Santa Maria da Serra é conhecida pelo seu clima puro e agradável, cercado pela serra, com rica fauna e flora. Suas represas atraem turistas e pescadores.

“Parabéns a você que no seu ofício ou dever diário constrói um amanhã melhor. Vibre, comemore, aproveite esta data. Viva nosso Brinco da Serra!”, diz mensagem da Prefeitura. Neste feriado municipal, tem evento cívico no Ginásio de Esportes, com a presença de diversos setores da cidade. Além do desfile, tem o Festival do Chopp Artesanal na Praça da Matriz nos dias 27, 28 e 29.

Na área da saúde, Santa Maria da Serra ingressou no Cismetro no ano de 2022. A cidade tem um hospital municipal, UBS e setores de Vigilância Sanitária, Epidemiológica, Saúde do Trabalhador e Zoonoses. O município pertence à DRS – X (Direção Regional de Saúde – X) que, com sede em Piracicaba abrange 26 municípios. O SUS (Sistema Único de Saúde) municipal faz parte desta rede que oferece serviços de saúde à população.

Com uma população de 5.243 pessoas, segundo o Censo de 2022, Santa Maria da Serra tem muito a comemorar. O Cismetro parabeniza a todos os moradores e aqueles que, mesmo fora, possuem fortes vínculos com o município. Parabéns, Santa Maria da Serra, pelos 63 anos!