Porto Ferreira, cidade consorciada ao Cismetro Limeira, completa 128 anos de emancipação político-administrativa nesta segunda-feira, dia 29 de julho.
A história da cidade remete a João Inácio Ferreira e sua balsa. No século XIV, desbravadores procuravam o sertão paulista onde o café se destacava e fazia surgir novas cidades. Ferreira usava uma balsa para a travessia do Rio Mogi Guaçu. A partir da compra de terras na região, Ferreira precisou mudar a balsa e passou a atracá-la em outro ponto. O povoado começou a crescer ao redor deste ponto de atracação.
Na área da saúde, Porto Ferreira ingressou no Cismetro no ano de 2023. O município pertence à DRS (Direção Regional de Saúde) com sede em Araraquara, que abrange 24 cidades.
A cidade dispõe de infraestrutura dotada de Central de Especialidades Médicas (Av. Dr. José Ferreira de Azambuja, 22, Centro); Farmácia Municipal (Rua Cel João Procópio, 870, Centro); Centro Odontológico (Rua Francisco Prado, 982, Centro); Vigilância Epidemiológica (Rua Luiz Gama, 365, Centro); Vigilância Sanitária (Rua Nelson Pereira Lopes, 521, Centro); Controle de Vetores (Rua Vinte e Nove de Julho, 1.023, Centro); Controle de Zoonoses (Rua João Biaziolo, 255, Jd. Jandyra); CAPs 2 (Av. Ivan Roberto Burian, 280, Cefer); além de UBSs e USFs.
Com uma população de 52.649 pessoas, segundo o Censo de 2022, a cidade tem muito a comemorar. O Cismetro Limeira parabeniza a todos os moradores e aqueles que, mesmo fora, possuem fortes vínculos com o município. Parabéns, Porto Ferreira, pelos 128 anos!