Limeira, cidade consorciada ao Cismetro, completa 197 anos de emancipação política administrativa nesta sexta-feira, dia 15 de setembro de 2023. O município abriga a sede do Cismetro Regional e tem papel relevante em toda a região.
Foi o surgimento de uma capela às margens da estrada que ligava o Morro Azul a Campinas, no ano de 1826, que marcou o ano de fundação de Limeira. A estrada havia sido aberta três anos antes e já havia, às margens, estalagens para tropeiros, casas e vendas. Com a doação de terras do Capitão Luiz Manoel da Cunha Bastos, formou-se um povoado e, em seguida, a capela foi erguida.
Limeira cresceu ao longo da história. Foi, por muitos anos, conhecida no cenário nacional pela produção de laranjas. Desde o final da década de 1990, ganhou destaque a produção de joias folheadas, o que lhe rendeu o título de Capital Nacional da Joia Folheada, reconhecida pela Lei 13.610/2018 pelo então presidente Michel Temer.
Na área da saúde, Limeira ingressou no Cismetro no ano de 2019. A cidade tem um hospital que é referência regional, a Santa Casa de Misericórdia, além da Sociedade Operária Humanitária e hospitais privados. A Secretaria Municipal de Saúde, dentre as suas principais atribuições, atua em consonância com as diretrizes e os princípios do Sistema Único de Saúde, articulando-se com as direções federal, estadual e municipal, e é a responsável pela elaboração e execução da política de saúde do município. A pasta é dirigida por Vitor Santos, que é médico otorrinolaringologista.
Com uma população de 291.869 pessoas, segundo o Censo de 2022, Limeira tem muito a comemorar. O Cismetro parabeniza a todos os moradores e aqueles que, mesmo fora, possuem fortes vínculos com o município. Parabéns, Limeira, pelos 197 anos!