Leme, cidade consorciada ao Cismetro Limeira, completa 129 anos de emancipação político-administrativa nesta quinta-feira, dia 29 de agosto.
A cidade teve origem no final do século XIX. Em 1875, a Companhia Paulista e o Governo da Província começaram a construção de um ramal que, partindo de Cordeiros (hoje Cordeirópolis) e passando por Araras e Pirassununga, chegasse até o Rio Mogi Guaçu (Porto Ferreira). Essa construção foi inaugurada dois anos depois como Estação de Manuel Leme.
Na área da saúde, Leme ingressou no Cismetro no ano de 2022. O município pertence à DRS XX (Direção Regional de Saúde), que abrange 26 cidades.
A cidade dispõe de infraestrutura dotada de unidades de atendimento, como o Pronto Atendimento Municipal (PAM); postos de saúde (Jd. Primavera, Quaglia, Itamaraty, Jd. Saulo, São Manoel, Vanessa, Ariana, Caju, João Leme, Sumaré, Taquari, Dra. Nelma, Renascença, Palmeiras, Imperial, Empyreo e Santa Inês); Casa da Mulher; Centro Interdisciplinar de Educação em Diabetes; Centro de Especialidades Pediátricas; Centro Médico Integrado; CAPs; entre outras.
Com uma população de 98.145 pessoas, segundo o Censo de 2022, a cidade tem muito a comemorar. O Cismetro Limeira parabeniza a todos os moradores e aqueles que, mesmo fora, possuem fortes vínculos com o município. Parabéns, Leme, pelos 129 anos!