Cordeirópolis, cidade consorciada ao Cismetro Limeira, completa 76 anos de emancipação político-administrativa nesta quinta-feira, dia 13 de junho.
Foi a partir de 1817 que o Governo de São Paulo oficializou posses de grandes propriedades rurais na região, surgindo a Fazenda Ibicaba, Sesmaria do Cascalho e outras. Com a substituição da cana-de-açúcar pelo café, fazendeiros viabilizaram a construção da Companhia Paulista de Estradas de Ferro que, em 1876, inaugurou o trecho Campinas-Rio Claro e liberou a estação de Cordeiro, nome da antiga sesmaria que deu origem ao nome da cidade.
Na área da saúde, Cordeirópolis ingressou no Cismetro no ano de 2017. O município pertence à DRS (Direção Regional de Saúde) com sede em Piracicaba, que abrange 26 cidades.
Na Secretaria de Saúde local, a população tem à disposição os departamentos de Central de Ambulâncias, Centro de Controle de Zoonoses, Vigilância Epidemiológica e Vigilância Sanitária.
A estrutura de atendimento à população é formada pela Unidade de Pronto Atendimento Municipal (UPAM), com funcionamento 24 horas; Centro de Especialidades “Virgínia Gambaroto Zanetti”; Posto de Saúde do Centro – “ESF Dalcy de Campos Toledo”; Posto de Saúde do Jd. Juventude “ESF Dona Anita Pinheiro”; Posto de Saúde do Jd. Eldorado “ESF Américo Bertão”; Posto de Saúde do Jardim Progresso “ESF Lydia Benedicto da Cruz”; Posto de Saúde do Jd. Cordeiro “ESF Silvina Ferreira Pereira”; Posto de Saúde de Cascalho “UBS Maria Tomazella Celotti”; Posto de Saúde do Jd. São Luiz “ESF Deolinda Magrin”; Centro Odontológico; Centro Municipal de Fisioterapia “Adriana Botion”; CAPS – Centro de Atenção Psicosocial “Mentes Brilhantes”; e SAMU.
Com uma população de 24.514 pessoas, segundo o Censo de 2022, a cidade tem muito a comemorar. O Cismetro Limeira parabeniza a todos os moradores e aqueles que, mesmo fora, possuem fortes vínculos com o município. Parabéns, Cordeirópolis, pelos 76 anos!