Limeira comemora 198 anos de emancipação política administrativa neste domingo, dia 15 de setembro de 2024. O município abriga a sede do Cismetro Limeira.
A cidade está associada ao Cismetro desde 2019. Inicialmente, o consórcio tinha sede em Holambra. Em 2023, foi aprovada a cisão definitiva dos consórcios de Holambra e Limeira.
Nasceu ali o Cismetro Limeira, cuja finalidade é realizar ações conjuntas em saúde, auxiliando na qualidade e agilidade aos serviços públicos prestados à população. Em 2024, o consórcio se transferiu para novas instalações, na Rua Prefeito Marciliano, 401, Cidade Jardim.
Na área da saúde, Limeira tem um hospital que é referência regional, a Santa Casa de Misericórdia, além da Sociedade Operária Humanitária e hospitais privados.
A Secretaria Municipal de Saúde, dentre as suas principais atribuições, atua em consonância com as diretrizes e os princípios do Sistema Único de Saúde, articulando-se com as direções federal, estadual e municipal, e é a responsável pela elaboração e execução da política de saúde do município.
Foi o surgimento de uma capela às margens da estrada que ligava o Morro Azul a Campinas, no ano de 1826, que marcou o ano de fundação de Limeira. A estrada havia sido aberta três anos antes e já havia, às margens, estalagens para tropeiros, casas e vendas. Com a doação de terras do Capitão Luiz Manoel da Cunha Bastos, formou-se um povoado e, em seguida, a capela foi erguida.
Com uma população estimada de 300.728 habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2024, Limeira comemora o seu crescimento. O Cismetro parabeniza a todos os moradores. Parabéns, Limeira, pelos 198 anos!