A campanha Março Lilás busca conscientizar a população sobre a prevenção do câncer de colo do útero, que, de acordo com o Ministério da Saúde, é o terceiro mais prevalente entre as mulheres no Brasil, atrás apenas do câncer de mama e do colorretal. Quando diagnosticado na fase inicial, as chances de cura são muito altas.
O exame preventivo papanicolau está disponível nas redes municipais de saúde e, se necessário, os devidos encaminhamentos.
O CISMETRO Limeira apoia integralmente a campanha Março Lilás e reforça que os municípios consorciados estão preparados para oferecer atendimento e orientação adequados às mulheres, garantindo acesso a serviços de saúde de qualidade e promovendo o cuidado integral na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de colo de útero.
Segundo o DataSUS, as maiores ocorrências de internação na rede municipal devido ao câncer de colo de útero ocorreram nas faixas etárias de 35 a 39 e de 40 a 44 anos, com 1.413 e 1.416 internações, respectivamente, entre 2019 e 2024.
Vacinação previne a maior parte dos casos
A principal causa do câncer de colo de útero são infecções persistentes por alguns tipos do Papiloma Vírus Humano (HPV). A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) afirma que a vacinação de adolescentes contra o HPV pode prevenir cerca de 70% dos casos de câncer do colo do útero.
O imunizante está disponível nas UBSs para meninos e meninas de 9 a 14 anos, além de homens e mulheres imunossuprimidos com até 45 anos. A vacina protege contra os tipos mais perigosos do vírus, incluindo os subtipos 16 e 18, associados ao desenvolvimento de cânceres, e os subtipos 6 e 11, causadores de verrugas genitais.
Além disso, o uso de preservativos internos e externos, também disponibilizados gratuitamente pela rede pública, é altamente recomendado para complementar a prevenção contra o HPV.