Neste mês de junho são realizadas importantes campanhas: Junho Vermelho, que tem como objetivo incentivar a doação de sangue; e duas denominadas Junho Laranja, sendo uma dedicada à conscientização sobre a anemia e a leucemia e outra busca combater e prevenir acidentes com queimaduras.
São campanhas que o Cismetro Limeira tem convicção de que merecem lugar de destaque no calendário, pois estão relacionadas à solidariedade, cuidados com a saúde do sangue e prevenção, essenciais para a vida.
Junho Vermelho
A campanha Junho Vermelho tem como objetivo incentivar a doação de sangue, uma das ações mais nobres e que ajuda muitas vidas. Diariamente, pessoas necessitam de transfusão de sangue por diferentes motivos. Assim, a doação pode salvar quem precisa em casos de cirurgias, transplantes, situações de urgência e emergência, no tratamento de doenças como anemia e leucemia, além de manter os bancos de sangue abastecidos.
Tornar-se um doador é simples e seguro. Precisa apenas estar atento a alguns requisitos, como:
Ter entre 18 e 55 anos;
Estar em bom estado de saúde;
Não ter doença infecciosa transmissível pelo sangue;
Não apresentar histórico de doenças como câncer, lúpus e artrite reumatoide.
Junho Laranja – conscientização sobre anemia e leucemia
A anemia é caracterizada pela diminuição da hemoglobina no sangue, causando a dificuldade no transporte de oxigênio pelo corpo. Essa deficiência tem como principais causadores a carência de nutrientes essenciais, como ferro, zinco, vitamina B12, ou a decorrência de doenças infecciosas, como HIV, tuberculose etc.
Existem vários tipos de anemia de gravidade e sintomas variados. Mas entre alguns sintomas frequentes estão:
Cansaço;
Falta de apetite;
Fraqueza;
Tontura;
Falta de ar.
No caso da leucemia, é câncer dos tecidos formadores de sangue, causado pela produção descontrolada de glóbulos brancos pela medula óssea. Essas células sanguíneas sofrem uma mutação e passam a atuar de maneira defeituosa, substituindo as células saudáveis.
Alguns sintomas mais comuns da leucemia são:
Cansaço;
Fraqueza;
Perda de peso;
Sangramentos;
Manchas roxas na pele;
Anemia.
Junho Laranja
A campanha visa conscientizar a população sobre a importância de adotar medidas preventivas, como o uso de fogos de artifício com segurança e a atenção ao manusear objetos quentes. No Brasil, as queimaduras causam cerca de 150 mil internações por ano, sendo que 30% das vítimas são crianças. A maioria dos acidentes ocorre no ambiente doméstico. As queimaduras são causadas por agentes térmicos, químicos, elétricos ou radioativos e podem afetar desde a pele até os ossos, além de provocar amputação e morte.
Em caso de queimaduras leves deve-se colocar a parte queimada debaixo da água corrente fria, com jato suave, por, aproximadamente, dez minutos. Já em situações em que as queimaduras acometem grandes extensões do corpo e são causadas por substâncias químicas ou eletricidade, a vítima deverá receber cuidados médicos urgentes e imediatos.
Com informações do Ministério da Saúde