O mês de setembro chega com importantes campanhas de saúde. As cores remetem a cada uma delas e, o Cismetro Limeira, apoia a conscientização e auxilia na ampliação da visibilidade delas para, cada vez mais, conscientizar a população.
Setembro Amarelo
O Setembro Amarelo é de prevenção ao suicídio. O suicídio é uma triste realidade que atinge o mundo todo e gera grandes prejuízos à sociedade. De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde – OMS em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois com isso, estima-se mais de 01 milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia.
O Setembro Amarelo 2024 reforça: “Se precisar, peça ajuda! No Brasil, a campanha foi iniciada pela Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM. “Todos nós devemos atuar ativamente na conscientização da importância que a vida tem e ajudar na prevenção do suicídio, tema que ainda é visto como tabu. É importante falar sobre o assunto para que as pessoas que estejam passando por momentos difíceis e de crise busquem ajuda e entendam que a vida sempre vai ser a melhor escolha”.
Setembro Vermelho
As mortes por doenças cardiovasculares têm aumentado significativamente em todo o mundo, e o Brasil não fica de fora dessa realidade preocupante. Anualmente, 400 mil brasileiros perdem a vida em decorrência dessas enfermidades. A cada 90 segundos, uma pessoa morre por doença cardiovascular no país, totalizando 46 óbitos por hora. Esses números revelam uma crise de saúde pública que não pode ser ignorada.
“Chegou a hora de olhar para a saúde cardiovascular com a urgência e o valor que ela necessita”. Por isso a Sociedade Brasileira de Cardiologia idealizou a campanha “Setembro Vermelho – cada coração importa”, que visa sensibilizar e mobilizar a população para a importância de preservar a saúde do coração, destacando a gravidade das doenças cardiovasculares e conscientizando sobre a negligência que pode levar ao óbito de inúmeras pessoas.
Setembro Verde
A campanha Setembro Verde visa conscientizar sobre a importância da doação de órgãos. Em 2023, o Brasil registrou um recorde de transplantes em comparação com os últimos dez anos. Foram 3.060 doadores, número que permitiu a realização de 6.766 transplantes, um aumento de 11% em relação ao ano anterior.
No Brasil, para ser um doador, é importante conversar com a família sobre o desejo. A família desempenha um papel de extrema importância nesse contexto, uma vez que a doação de órgãos só será feita após a autorização familiar. A Associação Brasileira de Doação de Órgãos esclarece em seu portal como uma pessoa pode ser uma doadora de órgãos: https://site.abto.org.br/como-ser-um-doador/
Fontes:
https://www.setembroamarelo.com/
https://portal.cardiol.br/br/post/setembro-vermelho-cada-coracao-importa