João Batista Altarugio Filho – Prefeito de Corumbataí

CONHEÇA O SITE
corumbatai.sp.gov.br
Ano de ingresso no consórcio

2025

CANAIS SOCIAIS
COMPARTILHE

A população da cidade de Corumbataí (SP) chegou a 4.195 pessoas no Censo de 2022, o que representa um aumento de 8,29% em comparação com o Censo de 2010. Tem área territorial de 278.143 km².

Durante o mandato do governador Jorge Tibiriçá, entre os anos de 1904 e 1908, ele teve como meta a criação de núcleos coloniais para fixação dos imigrantes estrangeiros em solo paulista, com a finalidade de aumentar a produção agrícola, esta finalidade coincidia plenamente com os planos e propósitos da Companhia da Pequena Propriedade, os diretores desta entraram em entendimento com o Governo do estado para fixação de um núcleo colonial nas terras da Fazenda São José do Corumbataí.

Dando continuidade a implantação do Núcleo Colonial o Governo do Estado adquiriu metade da Companhia da Pequena Propriedade, metade da Fazenda São José e da início ao processo de loteamento e colonização da fazenda citada acima, sob o nome de “Núcleo Colonial Dr. Jorge Tibiriçá”.

Em 1905 o Governo do Estado reserva uma área de 20 alqueires na margem Direita do Rio Corumbataí, onde se encontrava a estação ferroviária, que seria destinada a futura povoação e a um centro industrial e comercial do núcleo, no mesmo ano o Governo envia o Engenheiro Tertuliano Gonçalves para levantar a planta do Núcleo colonial e Projetar a Planta da Futura Povoação, com 4 ruas e 5 avenidas, sendo que entre as avenidas 1 e 2 as ruas 3 e 4 foi reservada uma construção de uma Igreja em devoção a São José e seu respectivo pátio.

No ano de 1908 Corumbataí já contava com um distrito policial com um subdelegado e dois praças. Por volta 1910 o povoado de Corumbataí já contava com uma moderna olaria e uma serraria. Em 1912 foi concluída a Igreja Matriz de São José no terreno que lhe havia sido reservado por ocasião da criação do núcleo colonial.

Em 17 de dezembro de 1919 o povoado de Corumbataí, foi elevado a Categoria de Distrito de Paz , com o núcleo colonial prosperando o povoado de Corumbataí crescia, nova casas foram sendo construídas, no ano de 1920 o povoado já dispunha de energia elétrica. Em 1923 a Igreja Matriz de São José foi elevada a condição de Paróquia , pertencendo a Diocese de São Carlos.

A década de 1920 foi muito promissora para Corumbataí, que já contava além da eletricidade, com clube recreativo e cinema, porém faltava água encanada domiciliar para os moradores. No final de 1938 foi inaugurado o sistema de abastecimento de água urbano.

As ideias de emancipação do município começaram a surgir em 1929, entretanto somente em 24 de dezembro de 1948, que Corumbataí conseguiu sua emancipação política através da Lei Estadual nº 233/1948, graças ao empenho do jovem deputado Estadual Ulysses Guimarães. O governador do estado era Dr. Adhemar Pereira de Barros.